segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Mídias na Educação


Educação e Tecnologia
Mídias na Educação

A pouco menos de 20 anos atrás palavras como: e-mail, site, pen drive, twiter, download, backup, orkut, facebook, dentre outras tantas, não faziam parte do nosso cotidiano mas, o processo de desenvolvimento tecnológico foi avançando em uma dinâmica evolutiva do analógico ao digital, do físico para o virtual, do fixo para o móvel e do massivo para o individual. Deste modo, o que se observa é que esta revolução interferiu em todos os campos da comunicação e, neste cenário, o homem sentiu a necessidade de se adequar a esse novo conceito de relação, uma vez que, este se viu capaz de desafiar o mundo sem sair do lugar.
Atualmente, as novas tecnologias têm afetado profundamente a educação a qual, sempre esteve e, continua, presa a lugares e tempos determinados: escola, salas de aula, calendário escolar, grade curricular. Contudo, com o advento das mídias na educação enxergamos a possibilidade não só de democratizar o conhecimento permitindo que a informação chegue a todos, mas de possibilitar ao aluno uma atualização constante capacitando-o para os desafios da vida moderna.
A digitalização nos possibilita o domínio da informação em tempo real permitindo o registro, a edição e a manipulação de toda e qualquer informação, por qualquer veículo, em qualquer lugar e a qualquer tempo. Ao digitalizar as informações nós ampliamos e multiplicamos as opções de escolha, de interação e integração. Portanto, as mobilidades virtuais nos libertam das amarras do tempo e do espaço tão previsíveis e estabelecidos no campo da educação. Deste modo, objetivando a democratização do ensino e da informação que tem como conseqüência a formação do indivíduo foi criado o sistema de ensino à distância (EaD). Este novo conceito de ensino-aprendizagem rompeu com o preconceito e colhe frutos de um sistema que para muitos não obteria êxito.
Embora seja extremamente importante para o aluno ter o suporte do professor em sala de aula este novo sistema de ensino permite àqueles que por diferentes razões não podem estar presentes em uma sala de aula acompanhar e realizar as atividades, bem como, manter-se atualizado acessando o site da instituição (Metropolitano). Esta página virtual permite o acesso não somente ao conteúdo ministrado diariamente, como também, o acesso a sugestões bibliográficas, cinematográficas, imagens, curiosidades, notícias, enfim, às informações gerais da escola, vantagens estas que outrora não seriam possíveis.
Assim, é diante de todas as novas possibilidades e alternativas que nós do Colégio Metropolitano estamos nos organizando e nos preparando para enfrentar essa nova proposta de ensino e aprendizagem sabendo que este modelo de construção do conhecimento não tem volta e que as novas tecnologias da informação não nos permite mais retroceder. Ademais, acreditamos que a educação é o único meio para formar não só profissionais éticos, mas seres humanos justos que contribuirão para a formação de uma sociedade mais igualitária.ular. inua, presa a lugares e tempos determinados: escola, sa

Prof. Cristiano Almeida (Bacharel e licenciado em História; Especialista em História Cultural)

Tecnologia na Educação

Estamos dando início ao projeto digitalizando conhecimento,com o objetivo de proporcionar aos alunos e aos  pais, uma ferramenta que  viabilize a construção do conhecimento com responsabilidade. Contribuir para o crescimento de todos em busca da formação de indivíduo conscientes de seus direitos e deveres e de sua responsabilidade em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Esse é o jeito metropolitano de ser.
prof : Cristiano Almeida .Historiador ,especialista em História cultural ( UFG).